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Atendimentos Procon - janeiro 2022

O PROCON Municipal de Presidente Prudente informa que, em janeiro de 2022, foram efetuados 561 atendimentos. Destes, 30% foram efetuados de forma através do site oficial do órgão. Os atendimentos presenciais registrados foram 391. Atendimentos de janeiro de 2022, por área: Alimentos: 1; Assuntos Financeiros: 189; Habitação: 8; Produtos: 101; Saúde: 19; Serviços Essenciais: 143 e Serviços Privados: 100. Os assuntos mais reclamados são das áreas de assuntos financeiros, como os relacionados a crédito consignado, cobranças indevidas de cartão de crédito e dúvidas de valores lançados em faturas. De modo geral, o Procon orienta que o consumidor: - verifique, com frequência, os extratos bancários, as faturas de cartões de crédito e dos serviços essenciais (como contas de telefone, água, luz) e caso tenha dúvidas ou não reconheça algum lançamento deve entrar em contato, primeiramente, com o fornecedor. Atenção para o caso de aposentados e pensionistas do INSS, quanto aos extratos bancários e extratos do benefício; - evite a compra por impulso que estimula o endividamento desnecessário e exija sempre a nota fiscal do produto / serviço; - não compre em sites que não disponibilizam o número do cnpj, razão social, endereço físico e e-mail para contato em caso de dúvidas; - faça pesquisas e desconfie se o preço do produto estiver muito abaixo do preço de mercado, bem como se o fornecedor possui muitas reclamações. ATENDIMENTO: Aos consumidores que têm acesso à internet, o Procon orienta para que optem pelo atendimento virtual, tendo em vista ser mais adequado e cômodo para formalizar sua dúvida ou reclamação, e ainda, em razão das medidas de prevenção à disseminação da Covid-19 (evitar aglomerações): www.proconpp.sp.gov.br No perfil oficial do Procon no Instagram @proconpp, o consumidor encontra avisos sobre o funcionamento do órgão e dicas rápidas sobre direito do consumidor, porém, o perfil não tem a finalidade de registrar dúvidas ou reclamações. O registro de dúvidas e reclamações deve ser feito somente pelo site. O atendimento presencial deve ser preferencialmente utilizado pelos consumidores que não possuem acesso à internet ou não dominam o recurso. Limitado a 25 atendimentos por dia, com distribuição de senhas. Ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, no Centro Cultural Matarazzo (sala da antiga pinacoteca). As medidas de prevenção continuam a ser seguidas para a proteção dos consumidores e servidores (distanciamento social, uso obrigatório de máscara e controle de entrada para entrada na sala de atendimento). O atendimento é ofertado somente aos consumidores que residem em Presidente Prudente ou tenham adquirido produto ou serviço no comércio local. É indispensável apresentação de documento pessoal atual com foto e documentos pertinentes ao problema reclamado (faturas, comprovantes de pagamento, notas fiscais, ordens de serviço, protocolos, etc.). Caso o consumidor não seja residente nesta cidade, ou não tenha adquirido produto ou serviço no comércio local, poderá recorrer ao ProconSP (www.procon.sp.gov.br) e também à plataforma consumidor.gov (www.consumidor.gov.br).

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